Blog

20out2016

O que é e como funciona um condomínio?

O Que é Condomínio?

A palavra condomínio significa “propriedade comum” . Na prática, é um conjunto de direitos e obrigações decorrentes da propriedade exclusiva que possua, pessoa física e jurídica, de uma ou mais unidades de apartamentos, lojas, conjuntos, salas, andares, box, etc. em um mesmo prédio, e em co-propriedade com outras pessoas. A cada unidade é atribuída uma fração ideal.

Como funciona?

O condomínio possui compromissos com a qualidade de serviços e estrutura fornecida aos seus proprietários. Todos o condomínio deve aprovar em Assembléia Geral suas prioridades e a conseqüente previsão orçamentária. É com base neste orçamento que é realizado o rateio e obtida a quota de condomínio.

Os gastos de um condomínio são divididos em dois grupos. O primeiro deles é composto pelas despesas ordinárias, rotineiras e necessárias a manutenção do prédio, englobando os seguintes itens: despesas de pessoal, encargos sociais, consumo de água, luz, etc., manutenções e conservações, despesas administrativas, materiais e seguros.

O segundo grupo é composto por despesas extraordinárias. São gastos imprevistos e também gastos com benfeitorias nas áreas de uso comum.

Manutenção e Economia

A manutenção é um dos aspectos mais importantes em um condomínio, tanto no que diz respeito ao perfeito funcionamento de todos os equipamentos, quanto a preservação do valor patrimonial do prédio. Dentre os equipamentos que devem Ter sistemática vistoria e manutenção se encontram: antenas coletivas, bombas, elevadores, equipamentos de segurança, extintores de incêndio, iluminação de emergência, interfones, jardins, luz piloto, mangueiras, filtros de piscina, geradores, hidrantes, minuteiras, para raios, portões automáticos.

Além destes pontos deve-se observar o desgaste aparente do edifício em itens tais como rejunte de pisos e revestimentos, pintura externa e interna, vazamentos de água, queima de lâmpadas.

Desnecessário lembrar que a manutenção reduz as despesas, e o dinheiro que se aplica nesse item é um investimento.

É comum perceber algum tipo de desperdício em um condomínio. Na maioria das vezes isto acontece apenas pela falta de conscientização de alguns condôminos. Afinal, a contenção das despesas desnecessárias resulta em proveito de todos, ao propiciar menores taxas condominiais.

  • 20 out, 2016
  • patrimonio
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários

Open chat