Blog

18nov2021

Importância das Portas Corta – Fogo

As portas corta-fogo, além de obrigatórias, devem seguir a norma NBR 11.742/saída de emergência, para garantir a eficácia, as PCF’s devem, obrigatoriamente, estar em bom estado de funcionamento, seguindo as determinações da Norma.
É importante salientar que, nos condomínios, essas portas são necessárias para a segurança dos moradores. Em caso de incêndio, elas são de fundamental importância, pois são elas que mantêm o fogo isolado, evitando que se alastre a outros andares.
Elas impedem a propagação das chamas, possibilitam a fuga por meio das escadas de emergência e facilitam o acesso das equipes de socorristas e do corpo de bombeiros.
De acordo com a legislação vigente, é terminantemente proibida a utilização de calços ou outros obstáculos que impeçam o livre fechamento das portas corta-fogo, dispositivos estes que danificam a mola e impedem o seu fechamento. “As portas devem permanecer sempre fechadas, mas nunca trancadas”, facilitando assim que toda a população abandone a edificação em caso de sinistro.
Com o uso constante, se faz necessária uma manutenção em suas molas, *trimestralmente*, caso seja verificado algum dano ao item é necessário realizar uma substituição da peça danificada, para que o procedimento seja feito de forma segura deve ser executado pelo fabricante ou por empresas credenciadas por ele. Outras vistorias, referentes à funcionalidade da parte automática e do desempenho das dobradiças, e uma limpeza de todas as peças, devem ocorrer uma vez ao mês, e cada seis meses é indicada uma lubrificação de todas as partes móveis da porta.

  • 18 nov, 2021
  • patrimonio
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários

Open chat