Blog

02jun2015

Entenda as bandeiras de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em fevereiro uma proposta de aumento nas taxas extras das contas de luz.

Segundo a proposição, os aumentos serão de 66% e 83% nas cobranças extras referentes às chamadas bandeiras tarifárias amarela e vermelha, respectivamente, valendo desde 1º de março. As “bandeiras tarifárias” indicam o custo da energia elétrica no país e permaneceram vermelhas em todas as regiões, indicando elevação dos preços. Você entende como funcionam as tarifas de energia?

Elas são classificadas por cores – verde, amarela e vermelha – e indicam, a cada mês, se a energia custará mais ou menos em função do custo extra das distribuidoras com o uso de termelétricas.

As bandeiras tarifárias funcionam como um semáforo de trânsito: a bandeira verde significa custos baixos para gerar a energia, portanto, a tarifa de energia não terá nenhum acréscimo naquele mês.

A bandeira amarela indicará um sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que o custo da geração está mais alto, por exemplo, com o maior acionamento de termelétricas. As bandeiras amarela e vermelha apresentarão custos extras nas contas de luz para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

  • 2 jun, 2015
  • Patrimônio Administradora
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat