Blog

24set2016

Dicas e cuidados para ter uma piscina no condomínio

Uma piscina é um item que pode agregar muito valor ao seu condomínio e agradar bastante os seus moradores nos dias de calor. Entretanto é necessário tomar alguns cuidados em relação a higiene e segurança e estabelecer regras para que todos possam utilizar a piscina sem problemas. A melhor forma de fazer isso é definindo regras claras sobre o seu uso e uma constante monitoração para que não haja muitos problemas.

Antes de mais nada, é necessário que a piscina tenha seu projeto aprovado pela autoridade sanitária, suas instalações sejam vistoriadas, tenham alvará de funcionamento e que todas as medidas de segurança sejam seguidas corretamente para prevenir acidentes.

O ideal é que a área da piscina seja isolada por grades para evitar a circulação de não banhistas ou pessoas sem autorização na piscina, ela deve ter duas escadas, uma na parte rasa e outra na parte funda e ganchos, cordas, boias e caixas de primeiros socorros á disposição para casos de emergência.

Dicas e cuidados para ter uma piscina no condomínio

Regras de Utilização da Piscina

A piscina é considerada como uma área comum, ou seja, é de propriedade de todos os condôminos e o síndico é o responsável por esta coletividade. Portanto, assim como para todas as áreas sociais do condomínio, é importante ter as regras definidas no regulamento do condomínio e deve haver também o bom senso por parte dos moradores. O regulamento deve conter informações como os dias e horários em que a piscina ficará aberta, se visitantes podem ou não frequentar a piscina, se é obrigatória a apresentação de atestado médico, se pode ser utilizado óleo bronzeador e a necessidade das crianças estarem sempre acompanhadas por adultos.

Mas como agir nos casos de inadimplência? Nesses casos pode ser feita a aplicação de multas e proibição do uso da piscina para o condômino inadimplente. Se mesmo assim ele continuar utilizando a piscina, será necessário mover uma ação judicial para conseguir uma ordem proibindo o condômino de utilizar a piscina.  As piscinas que pertencem às áreas comuns do condomínio possuem uma Norma Técnica Especial que as regulamenta, aprovada pelo Decreto Estadual 13.166/79, obrigando assim aos condomínios seguirem as regras dispostas na norma técnica.

Além das questões envolvendo as obras de instalação da piscina como o tipo de piso a ser utilizado em cada área, instalação da ducha e até questões estéticas. É preciso ficar bastante atento também ao controle da limpeza da água, registro de usuários e apresentações dos exames médicos  pelo menos a cada seis meses. O ideal é que esses exames sejam sempre apresentados ou arquivados no condomínio para garantir que todos estejam aptos a utilizar a piscina sem o risco de transmitir alguma doença para os outros condôminos ou ter algum problema com a utilização da piscina.

Uma solução é implantar livros ou utilizar algum sistema para auxiliar na fiscalização dos usuários, controle da qualidade da água e demais exigências legais. Consulte também as leis municipais e estaduais para este tipo de área para evitar seu condomínio seja multado.

  • 24 set, 2016
  • patrimonio
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários

Open chat