Hoje, o foco é um pouco diferente, vamos dar algumas dicas tanto na escolha do bichinho de estimação para o apartamento, quanto para ajudar os próprios animais domésticos a se desenvolverem melhor nesse espaço restrito e terem uma vida mais saudável. Isso também facilita o dia a dia dos donos e outros moradores do condomínio. Falaremos principalmente de cachorros, que além de ser a opção mais popular, são os animais domésticos que variam de tamanho e podem fazer mais barulho. Acompanhe:

  • Animais de pequeno porte são melhores opções para apartamento, principalmente para os próprios animais, pois quanto maiores, mais precisam de espaço para se movimentarem e não se sentirem presos e insatisfeitos. Se optar por um animal maior, como cães de grande porte, busque passear com ele ao menos duas vezes por dia. Quanto maior o animal, mais exercício ele precisa.
  • Se seu apartamento é acima do térreo, coloque grades em janelas e sacadas e certifique-se de deixar as portas de saída do apartamento sempre fechadas.
  • Escolha a raça do cachorro pesquisando e conversando com o criador. Assim, pode escolher um que tenha mais o perfil da sua família e que faça menos barulho, para não incomodar vizinhos e ter problemas futuros. É também importante se atentar à raças que ficam bem sozinhas, caso a casa fique vazia durante um longo período frequentemente.
  • Para melhorar a convivência com o cão e até mesmo ajudá-lo a se situar melhor com o ambiente, adote técnicas de adestramento ou leve-o para um profissional treiná-lo. Atente-se também ao local que ele fica a maior parte do tempo, este deve ter uma temperatura adequada e boa higiene.
  • A fim de evitar latidos problemáticos em apartamentos, busque sempre distrair o cão que começa a latir com carinho ou brincadeira. Ao adotar essa prática desde filhote ele vai diminuir esse hábito. Se mesmo assim o latido é excessivo, busque um especialista, ele pode ter algum problema ou desconforto.
  • Tenha um cuidado especial com o local que o animal faz suas necessidades fisiológicas, mantenha-o sempre limpo e busque usar produtos especiais que eliminem o odor. Lembre-se que o mal cheiro faz mal a sua saúde e pode também ser transmitido para outros apartamentos.

Essas são dicas básicas para manter seu animal seguro e o ambiente do lar em paz. Mas pense bem, a decisão de adicionar um bichinho à família é muito importante e deve ser feita com consciência, não impulsivamente. Animais precisam de amor, cuidado e atenção. Agora, se sua decisão está tomada com toda responsabilidade, que tal adotar um bichinho? Muitos cães e gatos precisam de um novo lar e podem ser seu novo companheiro ideal ou um grande amigo das crianças.

 

Fonte: Alamo Administradora