Blog

17maio2016

Cerca elétrica deve ser utilizada com precaução

Cerca elétrica deve ser utilizada com precaução

Fazer parte da paisagem, trazendo segurança para os condôminos e tranquilidade para quem administra e acompanha o dia a dia do prédio: assim deve ser a instalação das cercas elétricas, ou energizadas, como são chamadas tais tecnologias, consideradas protetoras de perímetro.

Avaliar o local e planejar a estrutura antes da implantação é uma importante dica do instalador Fabiano Correa. Proprietário de uma empresa que faz o serviço, ele aponta que a instalação é bastante frequente em prédios criciumenses. Segundo Correa, a maioria dos edifícios coloca cerca elétrica em pelo menos um espaço do seu limite com a rua. “A estética do local também é levada em conta, assim com a colocação das placas e os padrões necessários”, enfatiza.

Regulamentação

No residencial Sol Nascente há placas
de advertência e a manutenção da
cerca está em dia.

Para integrar o cenário das edificações da maneira correta, a instalação de cerca elétrica deve seguir normas e legislações. No Brasil, a norma ABNT NBR IEC 60335-2-76 é a que até então precisa ser considerada, pois trata especificamente de equipamentos eletrificadores de cercas. Quem adquirir esse tipo de equipamento deve garantir sua segurança exigindo que as empresas instaladoras conheçam e respeitem tais padrões.Além desse fator, apesar de não haver uma lei nacional que aborde o tema, muitos municípios brasileiros já publicaram algo referente ao assunto. Em Criciúma, por exemplo, existe a Lei nº 5221, de 10 de outubro de 2008, que dispõe sobre a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros no Município de Criciúma.

Veja alguns itens importantes desta lei:

• Empresas e pessoas físicas que se dediquem à instalação de cercas energizadas devem possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e possuir engenheiro eletricista na condição de responsável técnico.
• É obrigatório o uso de sistema de aterramento específico para a cerca energizada, não podendo ser utilizado para esse fim outro sistema de aterramento existente no imóvel.
• É obrigatória a instalação, a cada dez metros de cerca energizada, de placas de advertência.

Dicas importantes sobre as cercas elétricas:

• Não podem oferecer risco à integridade física, visto que o choque provocado pela cerca deve ser considerado um choque moral, ou seja, não podem produzir queimaduras em pessoas ou animais.
• O local deve ser devidamente sinalizado.
• Informar a todos (moradores, funcionários e a quem mais for necessário, como crianças e vizinhos) sobre sua finalidade e periculosidade. Certificar-se da compreensão das informações.
• Desativar o equipamento ao regar plantas próximas, ao fazer podas e ao fazer manutenção do equipamento ou de estruturas adjacentes. Além disso, não deixar que vegetações venham a tocar a cerca.
• Buscar auxílio profissional de empresas especializadas ao instalar e ao fazer manutenção e reparos.

  • 17 maio, 2016
  • patrimonio
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários

Open chat