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13jul2015

As plataformas de comunicação mais conhecidas em condomínios e como utilizá-las da melhor maneira

– Comunicado nos elevadores:  esta comunicação atinge a todos, sem restrição. Serve para informações gerais do prédio como: novo horário de funcionamento de algum serviço, recados do sindico, novidades, data de serviço de dedetização, visita de fornecedores, dia da reunião do Síndico… Para isso, o ideal é instalar uma caixa de acrílico para inserir o comunicado (papel), evitando assim que o mesmo seja rasurado/danificado;

– Quadro de aviso ou mural: Geralmente instalado próximo ao escaninho de correspondências, é o espaço para informações gerais do prédio. Este “canal” deve estimular o uso pelos moradores para recados entre eles também: aluguel de vagas, etc, aumentando a atratividade do mesmo;

– WhatsApp: se o morador respondeu na pesquisa que gosta de receber informações por este canal, pode-se criar grupos para os frequentadores de alguma área/serviço comum, para informações exclusivas. Vale lembrar que este canal precisa de cuidados redobrados, pois tem o inconveniente de permitir troca de mensagens entre todos os participantes, podendo gerar acúmulo e “informalização” da mensagem;

– SMS: envio de informações não previstas no dia a dia do prédio e que são importantes para serem disseminadas em um determinado momento (quebra do portão da garagem, falta de luz etc.);

– Livro do síndico na portaria: canal exclusivo com o síndico para fazer críticas, sugestões e elogios. O síndico deve lê-lo uma vez por dia e responder diretamente ao morador que escreveu a mensagem, seja por telefone ou pessoalmente;

– Carta ou circular: este canal é uma forma direta de se comunicar com cada morador através de livro-protocolo com o porteiro, assinado pelo morador ao receber o documento. Para documentos importantes que merecem ser registrados;

– E-mail: mesma função da carta. O mesmo deve ser enviado com o pedido de registro que a mensagem foi lida pelo destinatário;

– Reunião: promover reuniões a cada três meses, com grupos de moradores que possuam hábitos comuns para aprimorar a comunicação com eles;

– Reunião geral: reunião do síndico, obrigatória nos condomínios para tratar de assuntos gerais.

(Dicas da especialista Denise Reis)

  • 13 jul, 2015
  • Patrimônio Administradora
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