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05jul2016

A importância da boa educação nas relações condominiais

Quando se fala em etiqueta em condomínio não se trata de uma referência a barulho, presença e cuidados com animais, uso inadequado de elevadores, salões de festas ou piscinas,garagens ou estacionamentos, falta de limites à algazarra das crianças, exigências descabidas aos funcionários ou inadimplência, dentre tantos outros itens causadores de atritos e contrariedades. Para regrar tudo isso tem-se as convenções e os regimentos internos.

Trata-se, sim, de educação, despreendimento e vontade de bem-viver, tão comum à maioria das pessoas. E para que isso aconteça, é preciso atenção, gentileza e interesse pelo próximo. A afirmação é da especialista em Etiqueta Empresarial e Comportamento Humano Cláudia Peruzzato, e foi feita durante a apresentação de uma palestra por ocasião do 16° Encontro Gaúcho de Condomínios.

Para a conferencista, “etiqueta” pode ser definida como um conjunto de  normas e procedimentos característicos da boa educação, polidez, cortesia e hospitalidade, no relacionamento entre pessoas ou grupos, por ocasião de enventos profissionais, ou mesmo cotidianos, incluindo-se os sociais.

Confira, então, algumas dicas da consultora com relação a atitudes que devem ser observadas no dia a dia de convivência entre condôminos.

  • Conhceça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá de obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria.
  • Respeite os horários de uso das áreas de lazer e limpe-as após a utilização. Em salas de ginástica, tome  o cuidado de não usar por longo período um único aparelho, impedindo que outros moradores façam  uso do mesmo.
  • Nos dias de festa – desde que não ocorram sempre -, convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
  • Lembre-se de que seu animal de estimação não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não são destinadas para brincadeiras.
  • Nos elevadores ou no hall de entrada, cumprimente sempre todos os presentes e espere as pessoas saírem para depois entrar.
  • Em garagens, quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
  • Não se esqueça de que a conversa amigável sempre será a melhor saída para a resolução de conflitos.
  • 5 jul, 2016
  • patrimonio
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