Blog

25jan2017

Gás de cozinha: 4 cuidados para garantir sua segurança

1) Precaução: o fogão deve ficar longe de correntes de ar que possam apagar a chama e provocar vazamento. O botijão deve ficar em local arejado, longe das chamas e de fácil acesso. Jamais armazene o botijão dentro de armários ou gabinetes.

2) Manutenção: a válvula (ou registro) que controla a o fluxo de gás deve ser trocada a cada cinco anos. As conexões devem, sempre, ser reforçadas por braçadeiras de metal. A mangueira deve ser de PVC transparente com prazo de validade visível. Quando não estiver em uso, mantenha a válvula fechada.

3) Utilização segura: na hora de acender a chama, prefira acendedores automáticos. Se utilizar fósforos, primeiro acenda o fósforo e depois libere o fluxo de gás. Nunca deite botijões de lado, isso pode gerar instabilidade no gás comprimido e provocar vazamentos ou explosões.

4) Gás central: o Plano de Proteção contra incêndio deve fiscalizar e liberar o funcionamento de centrais de gás nos condomínios. O local deve ser sinalizado com placas e ter acesso restrito. Fique atento para indícios de corrosão ou ferrugem no encanamento e substitua instalações danificadas com urgência.

Dica útil: se você desconfiar de vazamentos, desligue todos os equipamentos elétricos e não ligue as luzes. Use uma esponja e detergente de cozinha para produzir espuma. Espalhe a espuma pela válvula, mangueira e encanamento de gás para averiguar. Se surgirem bolhas crescentes, é sinal de vazamento. Neste caso, desligue o gás e chame um técnico imediatamente.

 

O interior de cada imóvel é de responsabilidade do proprietário, mas cabe ao síndico averiguar os relógios medidores e toda a instalação da central de gás nas áreas comuns. Você pode contar com o síndico profissional da Crédito Real para otimizar a segurança de seu imóvel: ele é especialista em prever este tipo de problema e conhece as melhores alternativas e soluções para gerenciar eventuais reparos junto a fornecedores e órgãos de fiscalização.

Fonte: http://condoemfoco.com.br/2016/05/04/gas-de-cozinha-4-cuidados-para-garantir-sua-seguranca/

  • 25 jan, 2017
  • patrimonio
  • 0 Comentários

Compartilhe

Categorias

Comentários